A importância do humor na caminhada da vida
- Patricia Aquino
- 13 de mai. de 2021
- 3 min de leitura

Viver no mundo atual lidando com notícias dolorosas, exigências sociais, autocobranças altíssimas traz questionamentos que nem sempre há respostas. Algumas situações vividas e sofridas desestabilizam, desorientam e levam as pessoas em busca de medicamentos e tratamentos tradicionais ou alternativos.
Na depressão, a autoestima está tão baixa que a pessoa não consegue reconhecer seus próprios recursos para usar a seu favor. Sentimentos negativos, autodestrutivos e com grande crítica a si mesma acabam sobressaindo.
Buscar olhar a situação de outras formas pode nos ajudar a encarar o sofrimento de maneira mais positiva, aumentando nossa capacidade de ver outras possibilidades para a solução do problema que estamos vivendo. É importante encarar a situação e até o sofrimento. Se você não faz isto, ele não vai deixar de existir, ficará de alguma forma afetando você e poderá lhe levar à um sofrimento muito maior com o passar do tempo, lhe adoecendo também fisicamente. O que coloco aqui é somente uma forma diferenciada de encarar a dor.
"A vida infringe os mesmos contratempos e tragédias nos otimistas e nos pessimistas, mas os primeiros resistem melhor." Martin Seligman
O bom humor pode ser uma saída engenhosa para lidar com as angústias da vida. Ele nos ajuda a manter nossa saúde mental nestes momentos e torna a realidade mais tolerável para nós. O psiquiatra Viktor Frankl, que foi um sovevivente dos campos de concentrações mais letais, disse que o humor é um intrumento que nossa alma utiliza na luta por nossa autopreservação.
Nossa saúde mental está relacionada com a forma com que encaramos as situações no nosso dia a dia. O humor nos exige mudança de perspectiva diante da vida. Os pensamentos positivos, o sorriso, as atitudes otimistas conduzem ao bem-estar, à descontração e, de uma forma ou de outra, nos ajuda a manter sobre controle os sentimentos negativos desviando nossa atenção dos conflitos.
Para o psiquiatra autríaco e criador da psicanálise, Sigmund Freud, manter o foco em pensamentos negativos e conflituosos gera grande esgotamento emocional por estar associado à outros sentimentos que não nos geram bem-estar, por outro lado, o humor poupa nossas emoções.
Outra característica que o humor nos proporciona é a nossa capacidade criativa em relação à realidade que estamos vivendo. Ele nos abre espaço para ver o novo em momentos que outras pessoas não vêm. Essa vontade de ir além do que automaticamente se vê nos leva a não nos acomodarmos e aceitarmos aquela situação que nos entristece. Desse modo, o humor nos deixa numa posição mais ativa diante do mundo, gerando uma atitude mais saudável, melhorando, assim, nossa qualidade de vida.
“O humor torna o sujeito capaz de rir de si mesmo e mostra que toda verdade é incompleta." Marília Moraes
Encontrar graça em situações difíceis não é uma tarefa fácil. A vida o tempo todo exige de nós transformação, adaptações, mas buscar dar outros significados para nossas experiências nos possibilita interpretar os acontecimentos e nossas emoções de uma maneira mais suportável, dando também, sentido a tudo que estamos vivendo.
Desenvolver a estratégia do humor requer uma autoestima mais alta e é necessário conhecer nossos próprios recursos e usá-los ao nosso favor. Todas estas habilidades fazem parte do processo de autoconhecimento.
By Patrícia Aquino
Referência Bibliográfica
Freud, S.(1976) Os chistes e sua relação com o inconsciente. Obras completas, Vol.XIV. Rio de
Janeiro, Imago Editora,
Moraes, M.B.L. (2008) Humor e Psicanálise. Estudos de Psicanálise. Número 31, Salvador.
Soares, V. (2011). O Humor Resiliente na Sociedade Contemporânea. Leitura Flutuante. Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise.
Comments